As aventuras de uma balzac teenager

Sinta-se em casa!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Depoimento

Tinha esquecido de postar o depoimento que fiz pro jornal A Tribuna, publicado na última segunda-feira. Lá vai então...

"Para melhores chances de recuperação, o Ministério da Saúde determina que a quimioterapia em casos de câncer de mama comece em até 6 semanas do diagnóstico, cerca de 1 mês e meio. Prazo praticamente impossível de ser alcançado. E não estou falando de SUS. Tenho um plano de saúde muito bom, que me cobre todo o tratamento. Descobri o câncer em dezembro, mas só comecei a quimio este mês, por ter de esperar exames. Uma biópsia, por exemplo, demorou quase 40 dias. Um dos exames, que é feito no tumor retirado, nem está pronto ainda. A médica resolveu me passar uma quimioterapia básica, enquanto esse resultado não vem, para eu não perder mais tempo. Então, quando vejo campanhas públicas sobre a importância de prevenção, fico um pouco triste. Sei que muitas mulheres fazem tudo direitinho, se previnem mesmo. Mas, pouco podem fazer quando não depende delas o agendamento de consultas e exames e o prazo de resultados fundamentais para o início de tratamentos. E um alerta: mulheres que têm cisto, não esperem um ano para fazer novos exames. Tenho 35 anos e meu cisto (era o que aparecia nos exames) se transformou em nódulo e mandou metástase para a axila em menos de 8 meses. Cobrem seus médicos por exames em menos tempo. Na maioria dos casos, não passa de cisto. Mas a gente nunca sabe quando faz parte da minoria".

É isso. Saiu inteirinho.
Bizusssssssssssssssssssssssss

Nenhum comentário: