As aventuras de uma balzac teenager

Sinta-se em casa!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outubro rosa choque!

Ando de saco cheio de ouvir o povo falar em prevenção ao câncer de mama. É tanto blá blá blá que me irrita.
Por quê?
Porque tem um MONTE de mulher que se cuida, faz tudo direitinho e, mesmo assim, se fode.
Explico.
O Governo acha de grande valia mudar o protocolo para que as mulheres a partir de 40 anos façam mamografia todo ano. O meu nódulo não apareceu na mamografia. E na ultrassonografia parecia um cisto de 0,3cm. E não existe protocolo para que seja feita uma biópsia em um "cisto" tão pequeno. Muito menos numa mulher de 35 anos.
Tive que esperar ele crescer, mandar metástase e ficar cada vez mais fortinho. Tudo porque estou na "minoria".
A minoria que eles acham que existe já não é tão minoria assim.
Conheço 4 mulheres em idades aproximadas que estão em tratamento HOJE, pensando rápido, de orelhada, sem procurar: Maíra, eu, Fabiana e Amanda. Nenhuma chegou aos 40.
Então, não me encham o saco com discurso bonito de prevenção.
Isso só vale pra maioria nas estatísticas velhas que o Ministério da Sáude insiste em se basear.
Se você está na maioria, previna-se e aproveite o protocolo.
E reze para não estar na minoria. Porque, neste caso, só Deus pode te ajudar, colocando gente boa no seu caminho e uma pitada generosa de sorte.
Bizussssssssssssssssssssssssssss

3 comentários:

Cristina disse...

Daniela
Nossa saúde pública é um caos. A cada dia vemos mais mulheres novas tendo ca de mama e o sus não cobre exames para essa faixa etária. Acho um absurdo o resultado de uma biópsia demorar um tempão para sair, no convênio fica pronta em alguns dias, é um descaso que não dá para acreditar! E a radio como está? Logo acaba né? Bjssssssss

Amanda Porto Abranches Almeida disse...

Agora que vivemos neste mundo de "câncer de mama", nos deparamos sempre com casos de mulheres cada vez mais novas descobrindo a doença. Concordo que a propaganda deve se manter firme em mulheres a partir dos 35, pelo fato do risco ser maior, mas acho que este incentivo deve partir desde cedo. Assim, as mulheres com menos de 35 anos, se acham na desobrigação de fazer a mamografia, achando que isto fosse quase impossível de acontecer. Pois é, mais acontece! Realmente meu caso também foi assim - aos 29 anos, nunca tinha pensado ainda em fazer mamografia. Graças a uma bendita mastite, começei a tratar a mama e daí parti para a mamografia, onde se constatou alterações, que foram copnfirmadas com a biópsia.
Resumindo, o câncer não escolhe idade! Exames são necessários ao longo de toda vida...
Beijo pra vc, Dani!

BLOG DA FÁTIMA disse...

Oi Linda,

Fazem 4 anos, detectaram no meu útero 3 miomas, bem pequenos,tão insignificantes, que o único tratamento preventivo que recebi, foi, "espere a menopausa", eles vão secar e sumir..., pode! =)